O UP2030 visa apoiar as cidades na transição energética e climática, através de estudos, acções e iniciativas partilhados entre comunidades, stakeholders e administrações locais.
A participação ativa e inclusiva das comunidades é considerada fundamental em todo o ciclo de atividades, nomeadamente de forma a garantir que as suas reais necessidades são devidamente consideradas e refletidas na visão criada para a cidade. Como tal, pretende-se contribuir significativamente para a justiça e equidade desta transição energética e climática.
A abordagem desenvolvida pelos parceiros do projeto será testada e validada na freguesia de Alvalade, através de um conjunto de intervenções, assentes em soluções de base natural, que irão incidir em diversos equipamentos situados na freguesia, como escolas, complexos desportivos e bibliotecas.
O projeto é liderado a nível europeu pela FRAUNHOFER e conta com a participação de 47 parceiros, entre os quais, em Portugal, a Lisboa E-Nova, a Câmara Municipal de Lisboa e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil.