O projeto Fireball, teve como objetivo promover a criação de smart cities, dinamizando a troca de experiências entre várias cidades europeias e a adoção de modelos de inovação aberta baseados na interação com o utilizador e no potencial de criação de novas funcionalidades alicerçadas nos serviços de internet.
O projeto surgiu como resposta a várias iniciativas dispersas na área da Internet do Futuro, que se desenvolvem de modo relativamente isolado, sem tirar partido de funcionalidades e bases de trabalho que podem ser partilhadas e dinamizadas com vista à sua evolução. Algumas destas bases de cooperação podem ser projetos-piloto na área da internet do futuro, modelos de inovação aberta ao utilizador como o são as comunidades Living Lab ou novos modelos de gestão urbana, com enfoque no lado da procura.
Lisboa beneficiou do projeto FIREBALL na dinamização do conceito Smart City, promovendo a troca de experiências com outras cidades e a adequação de novos modelos ao contexto da cidade, nomeadamente no que concerne à área da energia e eficiência energética.
Na área da utilização de tecnologias de informação e comunicação consulte também os projetos APOLLON e SAVE ENERGY.