04 de julho 2019

Biodiversidade Urbana e Serviços de Ecossistema

Designada “Capital Verde Europeia 2020” pela Comissão Europeia, a cidade de Lisboa foi reconhecida pelas suas políticas ativas nas várias vertentes da sustentabilidade urbana.

Com o objetivo de reforçar as interações entre atores franceses e portugueses e para se encontrarem as soluções sustentáveis de amanhã, o Institut Français du Portugal , a Câmara Municipal de Lisboa e a Lisboa E-Nova – Agência de Energia e Ambiente, organizaram o ciclo “Cidades Sustentáveis: o futuro agora?”, no âmbito do qual se promoveu o segundo evento dedicado ao tema “Biodiversidade urbana e serviços de ecossistema”.

Embora por vezes seja difícil de observar, as nossas cidades são o lar de espécies animais e vegetais, que devem ser preservadas. Esta biodiversidade urbana é, de facto, essencial, e produz efeitos inestimáveis: retenção de água, redução do calor, redução da poluição do ar, sensação de bem-estar… Assim, a cidade e a natureza não devem parecer incompatíveis, mas pelo contrário, complementares.

A França procura colocar a questão da biodiversidade ao mesmo nível que a do clima e organizará o congresso mundial da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) em 2020. Esta preocupação também se reflete a nível local, como em Estrasburgo, que foi designada Capital Francesa da Biodiversidade em 2014 e 2017.

Durante esta conferência, especialistas em biodiversidade urbana de França e Portugal trocaram opiniões e experiências sobre os temas da natureza nas cidades e dos serviços de ecossistemas, tendo em mira o ano 2020, em que Lisboa é a Capital Verde Europeia.

Data
04 de julho 2019

Localização
Fundação Calouste Gulbenkian

Ponto de Encontro
Fundação Calouste Gulbenkian

Horário
14h30 às 18h00

Número de Participantes
Cerca de 115

Conheça as nossas Iniciativas

Visita técnica às galerias técnicas do Parque das Nações

Janeiro 24, 2024