Lisboa foi uma das 10 entre 275 cidades concorrentes, de todo o mundo, distinguidas pelo Programa BICI, Bloomberg Initiative for Cycling Infrastructure, promovido pela Bloomberg Philanthropies e pela Global Designing Cities Initiative (GDCI)
O projeto BICI de Lisboa visa aumentar, melhorar e tornar mais inclusiva a rede ciclável da cidade, e desenvolvê-la de forma participada. O projeto BICI pretende melhorar as ligações escolares através da melhoria da conectividade da rede ciclável da cidade para aumentar a repartição modal da bicicleta nas deslocações casa-escola e outras.
O trabalho a desenvolver está alinhado com a estratégia de Mobilidade Urbana Sustentável da Câmara Municipal de Lisboa, contribuindo para as metas de redução de emissões de CO2 estabelecidas no Plano de Ação Climática 2030 e para os objetivos da participação de Lisboa na Missão Cidades Inteligentes e Climaticamente Neutras até 2030.
A Lisboa E-Nova apoiou tecnicamente a candidatura e promove o desenvolvimento do projeto BICI de Lisboa no desenvolvimento dos trabalhos, procurando promover o envolvimento social e a mobilidade limpa e saudável na cidade em geral e entre as comunidades escolares.
A GDCI é uma organização sem fins lucrativos, que depende da Bloobmerg Philanthropy Advisors, e é líder internacional especializada no apoio a projetos globais de alto impacto e iniciativas filantrópicas estratégicas, e tem como missão transformar ruas em todo o mundo. A GDCI convida as comunidades a imaginar o que é possível quando se projetam ruas que colocam as pessoas em primeiro lugar.