O projeto POLIS (Identification and Mobilization of Solar Potentials Via Local Strategies) teve como objetivo promover a dimensão do planeamento urbano solar através do estudo do potencial de integração/adoção de tecnologias solares na Europa, maximizando o aproveitamento de energia solar e a produção descentralizada de energia através da mesma.
A primeira etapa deste projeto passou pela identificação da situação atual em cada um dos países representados no consórcio: iniciativas na área da identificação e mobilização do potencial solar, práticas de planeamento urbano e políticas e incentivos em vigor. Paralelamente foram analisados projetos de sucesso com vista à apropriação de algumas destas iniciativas por parte das cidades do consórcio. O resultado deste trabalho foi compilado num Manual de Planeamento Urbano Solar.
No contexto deste projeto todas as cidades parceiras: Lisboa, Paris, Lyon, Munique, Malmo e Victoria, desenvolveram um Plano de Acão Solar. Os planos de Acão solar para cada cidade podem ser consultados na página do projeto.
O Plano de Ação Solar para Lisboa foi desenvolvido e aprovado pela CML em 2010.
Como resultado destes planos, e da cooperação entre os vários parceiros europeus, o consórcio identificou medidas que contribuam para a definição de políticas públicas ao nível do desenvolvimento de regulamentos de planeamento urbano municipais, bem como novos mecanismos financeiros e legais para o incentivo à adoção destas tecnologias no meio urbano.