O projecto me2 – Integrated smart city mobility and energy platform – pretendeu promover a eficiência energética através da gestão integrada da mobilidade elétrica e da energia consumida a nível de edifícios.
O me2 visou o desenvolvimento de uma plataforma agregadora inovadora, que integrou as vertentes de eficiência energética e mobilidade elétrica, promovendo a inovação, o desenvolvimento tecnológico e o reforço do tecido empresarial nacional. A plataforma previu a integração de dados de smart meters, e permitiu a melhoria da eficiência no consumo de energia elétrica através da consciencialização dos consumidores para os seus consumos de eletricidade, bem como uma gestão técnica centralizada que aumentou a poupança energética – um elemento essencial na estratégia de eficiência energética de um edifício.
O consórcio foi liderado pela Amsterdam University of Applied Sceinces, e dele fizeram parte a Virtual Power Solutions, a Universidade Católica, a MediaPrimer a Moosmoar Energies e a Lisboa E-Nova. Estas entidades trouxeram ao projeto experiência e conhecimento de diferentes especialidades, permitindo visões diferentes do mesmo objeto e criando uma base de colaboração para investigação e desenvolvimento e futuras atividades comerciais.